sexta-feira, 11 de julho de 2008

A imprensa clama: Queremos a cabeça de um delegado da Polícia Federal

A imprensa brasileira deu nesta semana uma mostra de como se tornou um poder corrompido. Daniel Dantas foi por muito tempo um nome proibido de ser veiculado no jornalismo brasileiro, desde o tempo das privatizações, ele controla diretamente as notícias que são dadas sobre ele na Globo, na Folha e na Veja e no restante manipula por meio de ameaças e usa espionagem e grampos telefônicos para fazer chantagens a jornalistas e políticos.
O poder de Daniel Dantas cresceu durante o processo de privatizações das Teles no governo Fernando Henrique, desde então tem estado por trás dos maiores escândalos políticos e financeiros no país. No entanto, apenas alguns jornalistas como Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha e Samuel Passebon têm denunciado seu envolvimento nesses escândalos por meio de seus blogs. Vozes que ecoaram apenas na internet, toda a imprensa escrita e televisava fingiu que Daniel Dantas não existia, nunca divulgavam o seu nome e muito menos o seu envolvimento apurado em CPIs.
Com a sua surpreendente prisão na última terça-feira a imprensa brasileira foi pega de surpresa e tem “pipinão” para resolver agora. Como ela vai explicar que um anônimo de uma hora para outra se tornou tão importante? Ou melhor, como ela vai explicar que Dantas vinha sendo acusado e investigado há pelo menos dez anos e ele nunca apareceu em matérias de jornais e telejornais brasileiros?
O “cuidado” chega até aos jornais de bacaroço o jornal Cruzeiro do Sul divulgou uma matéria ontem assinada por cinco jornalistas (cinco jornalistas!) sobre o caso Dantas, e apesar disso, a matéria é ridiculamente superficial e sem sentido.
O pior é ver o número de deputados, jornalistas e juízes dizendo que a prisão foi arbitrária, que não havia necessidade de algemas, etc. Paulo Henrique Amorim já havia denunciando que Mirian Leitão (Globo) era uma importante aliada de Dantas e, desde de inicio que o Delegado da PF Protógenes Queiroz correria risco inclusive de ser desqualificado moralmente pela imprensa; com a prisão tudo se confirmou, Mirian quer a cabeça do Delegado da Polícia Federal e vários deputados o estão acusando de abuso de autoridade, vontade de se aparecer, irresponsável, investigação mal conduzida, prisão sem apresentação de provas contundentes, etc. Protógenes Queiroz esta com a cabeça em jogo.
Luiz Carlos Azenha lembra o caso da juíza-instrutora francesa Eva Joly, que investigou o desvio de dinheiro de petróleo no Gabão (África) para financiamento de campanhas políticas na França. A elite francesa moveu por meio da imprensa uma guerra contra Eva Joly, desqualificando-a por ser de origem dinamarquesa:
(...)Lentamente, organizações da mídia e partes do público da França começaram a se voltar contra ela. 'Parte da imprensa virou. Ou foi virada. Afinal, Joly e seus colegas estavam acusando pessoas que tinham influência no mais alto escalão', relembra o escritor birtânico Tim King. 'A imprensa começou a atacar a aparência dela. As fotografias escolhidas para publicação agora mostravam uma mulher de meia-idade resmunguenta, cansada depois de 18 horas de trabalho. Ela passou a ser a ex-babá, a viking e a protestante. Um banqueiro investigado por ela zoou o sotaque e se negou a responder perguntas a não ser que fossem em francês adequado'. Ela estava imaginando tudo, alguns escreveram. Estava assistindo muitos filmes de Holywood. Estava bêbada pelo poder ou destratava autoridades. Ela foi acusada de ser trotskista e de ser agente da CIA tentando destruir os interesses da França no setor do petróleo. Foi definida como mulher manipuladora que queria se vingar de humilhações que sofrera no passado. Ou estava em busca de vingança contra o mundo dos negócios. Jornalistas obtinham informações sobre a investigação e os vazamentos eram atribuídos a ela (...). (trecho do livro “Poisoned Wells”, do jornalista britânico Nicholas Shaxson)

O que será do delegado Protógenes Queiróz que decidiu prender um banqueiro no Brasil?

3 comentários:

green card lottery disse...

I could give my own opinion with your topic that is not boring for me.

powerball lottery disse...

To the owner of this blog, how far youve come?You were a great blogger.

online lotto disse...

Probably I can say with this blog make, more some interesting topics.